top of page
cartaz corolario.jpg
Polifonias

Esta seção é dedicada às parcerias

Corolário (2016)

Performance coral, concebida e dirigida por Barbara Biscaro em parceria com o maestro Sérgio Figueiredo e o Coral da UDESC, no ano de 2016.

Do ano de 2011 até 2016, trabalhei continuamente como pesquisadora convidada do Coral da UDESC, propondo práticas corporais-vocais que visavam uma experimentação tanto nos aspectos formativos da cantora de coral, quanto nos aspectos estéticos da cena, propondo concertos em movimento. Corolário é um trabalho de "despedida" deste longo processo de amadurecimento entre o trabalho de regência e o de preparação/criação cênica, em ocasião da aposentadoria do Prof. Sérgio e a extinção do Coral da UDESC como projeto de extensão universitária, encerrando a trajetória de um núcleo que existiu por mais de vinte e cinco anos.

Inspirada no trabalho da artista britânica Verity Standen (Hug), o trabalho visava explorar uma espacialidade não convencional para a formação de coro a capella. Para saber mais sobre este experimento, clique na estrela e tenha acesso a dissertação de mestrado do pesquisador Rafael Prim Meurer, que partiu desta experiência para pensar a prática coral no campo da música.

Clique e leia
vertice 2014.png

Site do Magdalena Project

Clique e leia

Site do Vértice Brasil (provisório)

Blog do Vértice Brasil

Clique e leia
Clique e leia

Projeto Vértice Brasil

Projeto criado e coordenado pelas atrizes Marisa Naspolini, Gláucia Grigolo, Monica Siedler e Barbara Biscaro.

O projeto Vértice Brasil produziu quatro edições de um encontro e festival de teatro feito por mulheres na cidade de Florianópolis, ocorrido bienalmente de 2008 a 2014, ligado à rede internacional The Magdalena Project.

Destaca-se na minha trajetória pois é uma espécie de território que me senti pertencente desde o início, em uma troca intensa com outras mulheres artistas de todo o Brasil e de diversos continentes. Os moldes do Magdalena e as experiências na construção do Vértice, por mais de 13 anos, influenciaram decisivamente meus estudos técnicos, estéticos e éticos para a cena, incentivando-me a adentrar o campos dos feminismos e dos estudos de gênero na minha rota de ação como artista e professora..

 

Para saber mais, acesse os links ao lado.

coromaio.jpg

Coro dos Maus Alunos (2018)

Coro dos Maus Alunos foi um espetáculo teatral realizado na disciplina da Licenciatura em Teatro da UDESC intitulada Montagem Teatral 1 e 2. Foi baseado no texto do dramaturgo português Tiago Rodrigues (2008) e tem como tema a escola, refletindo sobre as relações de poder e as tensões inerentes ao ambiente escolar que envolve professores e professoras, alunos e alunas, diretores e diretoras, pais e mães em um complexo jogo de relações humanas e institucionais.

 

Dirigi este trabalho em parceria com a professora e atriz Heloise Baurich Vidor, conjugando nossas visões de mundo e de teatro em uma obra que buscou trabalhar a coletividade como ponto de partida para as respostas pedagógicas e estéticas da cena.

 

Trabalhando aspectos de encenação como a coralidade, a musicalidade e o trabalho sobre objetos tipicamente “escolares”, a encenação pretende dialogar com o universo adolescente na escola, retratando estes maus alunos com a complexidade latente que o tema “escola” evoca nos tempos atuais.

O trabalho teve uma trajetória muito interessante, tanto como processo pedagógico - incentivando uma reflexão sobre a estrutura escolar de uma Universidade pública brasileira - quanto como processo artístico, com uma extensa lista de apresentações nos mais variados projetos e ambientes. Para saber mais sobre o processo, acesse os links. No Instagram, procure @mausalunos

Clipe do trabalho

Dossiê de fotos

Tese de Doutorado de Henrique

Bezerra

Artigo de Biscaro e Vidor sobre o processo

Livro "Pedagogias em Desterro"

Cartaz com a programação.jpg

Conheça mais sobre o Viva Voz

Clique e leia

Projeto Viva Voz

O Viva Voz é um projeto de extensão universitária coordenado pelo professora Alícia Cupani. Desde o ano de 2012 realizei diversas parcerias com este núcleo pedagógico e artístico de voz no campo da música, que culminaram com a realização dos seguintes projetos:

- O Fantasma da Ópera (2012) - Adaptação experimental universitária de O Fantasma da Ópera, com parceria entre Alicia Cupani (preparação vocal), Alexandre Gonçalves (regência) e Barbara Biscaro (direção cênica). Orquestra, coro e solistas foram reunidos para realizar essa experimentação no Museu da Escola Catarinense.

- La Traviata (2013) - Montagem universitária da ópera de G. Verdi a partir do ponto de vista da personagem Aninna, propondo uma leitura contemporânea para a história de Violetta e Alfredo. Com uma parceria entre o Coral da UDESC, Orquestra da UDESC e solistas, a montagem foi realizada nas dependências do Palácio Cruz e Souza. Com direção cênica minha e de Sulanger Bavaresco e regência de Sérgio Figueiredo, além de extensíssima ficha técnica.

- I Semana da Voz (2018) - evento coordenado por mim e Alicia Cupani que visou reunir em uma semana de programação as práticas pedagógicas e artísticas que estavam sendo desenvolvidas no campo da voz no CEART/UDESC.

- II Semana da Voz (2019) - evento coordenado por mim e Alicia Cupani que visou reunir em uma semana de programação as práticas pedagógicas e artísticas que estavam sendo desenvolvidas no campo da voz na cidade de Florianópolis e de outros locais, como Itajaí e Joinville (SC).

No Instagram, siga @vivavozudesc

Clique e assista a encenação completa
Clique e assista a encenação completa

Projeto CASA

casa 3.jpg

CASA é um projeto interdisciplinar que integra artes visuais com performances de dança, teatro e música. A ideia consiste em trabalhar a casa como obra, em sua totalidade, e não apenas utilizar uma casa como espaço de exposição. O espaço interior da residência é ocupado com vídeo-objetos e performances que abordam o conceito do cotidiano de uma residência. Os visitantes podem percorrer a casa e circular livremente experimentando um ambiente onde quase nada é estático. As performances contam com a participação de duas bailarinas, uma atriz, um ator e um músico, e acontecem em duração contínua, sem um estabelecimento prévio de início ou fim, deixando a critério do público a determinação do tempo de visita.

Criado pela artista Lucila Vilela, passei pela experiência de performar nas suas duas edições. Para saber mais sobre o projeto, clique na estrela.

Clique e acesse o site

Foto de Cristiano Prim/ CASA 2014 - Joiville

superplunf.jpg

Super Plunf

Super Plunf é uma animação em Stop Motion dirigida por Camila Kauling Rumpf e Henrique Luiz Pereira Oliveira. Eu e o ator Massimiliano Buldrini trabalhamos em parceria com a equipe para a realização das vozes originais dos personagens.

Clique e acesse o filme
bottom of page