top of page
Vozerio
em
curso
noite ariel 1.jpg

Foto de Ariel Gaboro. Bia Aguiar, Amanda Dalsenter, Mariene Corrêa (frente). Lia Ferronato, João Paulo, Ingrid e Carolina (fundo)

Trabalhos em andamento

Noite Lilás (2022)

Cabaré criado em processo pedagógico nas disciplinas de voz ministradas na Graduação em Teatro da UDESC. Parceria com alunes do Teatro, Música e Artes Visuais. Condução de Barbara Biscaro, Lucila Vilela e Daniel Colin. Artistas convidados: A Montanha do Fogo, Severo Cruz e Margarida Baird.

Celebrando a canção Das Lila Lied (1920), a Noite Lilás é uma noite de tropicalismo épico, misturando diferentes linguagens da música de cena ao longo do século XX e XXI para inventar uma noite louca e mágica de confluência entre a universidade e o bar, o conhecimento acadêmico e a cultura popular , celebrando a mistura como princípio fundador da experiência cênica.

cartaz 1.jpeg

Assembleia Desterrada - Episódios da Comuna (2020/2021)

Experimento cênico-virtual dirigido por Barbara Biscaro e Ivan Delmanto na Graduação em Teatro da UDESC. Livremente inspirado na obra Os Dias da Comuna (B. Brecht), rendeu diversos materiais vocais e cênicos interessantes. Abaixo a versão em português da canção Tudo ou Nada, de Hans Eisler e Bertolt Brecht (1949) e uma versão em rap do poema Considerando, da mesma peça, em criação coletiva com os atores e atrizes aprendizes do processo criativo.

Além disso, é possível assistir a cena Epidemia da Dança, com texto livremente inspirado no poeta Francisco Malmann e executada por cerca de quarenta docentes e discentes da Licenciatura em Teatro da UDESC durante a pandemia da Covid-19.

16.png
Tudo ou Nada (2021)Barbara Biscaro
00:00 / 04:22
Considerando (2021)Assembleia Desterrada
00:00 / 04:36
2. Analissa.jpg

Plantas (2021)

Experimento artístico-pedagógico realizado em parceria entre as disciplinas de Interlocuções Pictóricas (Departamento de Artes Visuais) e Voz I (Departamento de Teatro) conduzida pelas professoras-artistas Lucila Vilela e Barbara Biscaro, na UDESC. 

 

A proposta foi partir do tema das plantas para conduzir experimentos de composição pictórica e sonora. Com isso a intenção era sair do ponto de vista antropocêntrico e explorar o mundo vegetal. O processo partiu da proposta de estudar as interações entre as artes visuais e a música ao longo dos séculos XX e XXI, procurando inspirar as artistas-discentes a produzir imagens a partir de sons e a produzir sons a partir de imagens.

Composição visual e sonora - imagem de Analissa e composição sonora do grupo Ana, Camila, Graziela e Jeraldi.

Aqui uma partitura de um dos processos da disciplina e você pode escutar uma composição feita a partir do esquema traçado ao lado dos artistas-discentes Guilherme, Júlia, Mayara e Mariana. Abaixo, confira uma composição feita com as vozes dos 32 artistas-discentes a partir das bases construídas, que usou o princípio das frequências sonoras para criar texturas, editado por Biscaro.

guijuvamaymar sequencia finalArtist Name
00:00 / 02:04
canto coletivo #1Artist Name
00:00 / 04:18
composição #1-1.jpg
cabaré vozerio.jpeg

Cabaré Vozerio (2021)

Transmissão ao vivo, através do Youtube, de compartilhamento das pesquisas em voz em andamento no período pandêmico.

 

Repertório:

- Tudo ou Nada (Hans Eisler e Bertolt Brecht)

Versão em português de Biscaro com a cena da peça teatral "Assembleia Desterrada"(2021) da Licenciatura em Teatro da UDESC.

- Balada de Maria Sanders (Hans Eisler e Bertolt Brecht)

Versão em português e criação da personagem: Barbara Biscaro

Instrumental e criação sonora: Fernando Caramori

Edição do vídeo e intervenção visual: Amanda Andrade

- Eco - performance vocal baseada na canção Black is the color e manipulação de pedais de looping.

Produção da Live: Cia. Mosca

Apresentação: Nicolas Lopes

Arte gráfica de Vinícius Moro.

bottom of page